top of page

Anticorpos de covid passam para o leite materno, protegendo o bebê

  • mi-leal
  • 20 de abr. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 22 de abr. de 2021


Dois anticorpos específicos contra o novo coronavírus (IgA e o IgG) foram identificados no leite materno produzido por mulheres que receberam a vacina, de acordo com um estudo publicado segunda-feira na revista científica americana The Journal of the American Medical Association. A pesquisa foi realizada com 84 mulheres em Israel entre 23 de dezembro de 2020 e 15 de janeiro deste ano.


Os pesquisadores avaliam que o leite materno pode ser uma fonte de anticorpos contra a Covid-19 para os recém-nascidos, embora essa conclusão dependa de novos estudos específicos. Os pesquisadores, liderados por Sivan Haia Perl, do Shami Medical Center, afirmam que não realizaram "nenhum ensaio funcional" para testar a possibilidade, embora estudos anteriores já tenham mostrado capacidade de neutralização dos mesmos anticorpos.


Os anticorpos são proteínas do sistema imune e são uma das frentes de defesa do corpo contra doenças. Enquanto o IgA, no geral, protege contra infecções de membranas mucosas presentes na boca, vias aéreas e aparelho digestivo, o IgG é o principal anticorpo presente no sangue e age dentro dos tecidos para combater infecções.


Foto: Eduardo Munoz/O Globo

Reposted from @jornaloglobo. Mais na Bio de jornaloglobo


Maternar

Consultoria em Amamentação

1 sem



ree

 
 
 

Comentários


  • instagram-removebg-preview
  • ba4d0c43da5031d2108b579a4b1d6a80-removebg-preview
  • facebook-removebg-preview

©2021 por Maternar e Mamar. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page